IMAGEM 01 - O contador e a sua importância para o crescimento das pequenas empresas!

O contador e a sua importância para o crescimento das pequenas empresas!

LOGO NOVA cinza 2 - O contador e a sua importância para o crescimento das pequenas empresas!

O contador e a sua importância para o crescimento das pequenas empresas!

Fazer um pequeno negócio crescer é cada dia mais difícil, em função de um mercado cada vez mais competitivo. Ganhar espaço neste mercado, de maneira sustentável, sem comprometer as contas da empresa, torna tudo ainda mais improvável. Por isso, o trabalho de um contador nas empresas é fundamental.

Por meio das suas atividades, o profissional de contabilidade poderá ser capaz de não somente controlar os custos da empresa, como dizer aonde seria melhor alocar os recursos. Com o dinheiro distribuído de maneira correta, a pequena empresa terá toda a perspectiva de crescimento no longo prazo.

Portanto, como seria esse tipo de trabalho? Quais seriam os detalhes essenciais de cada medida que esse profissional contábil irá propor? Até que ponto o contador poderá interferir em cada rotina da empresa? Neste artigo, vamos falar sobre o assunto para que você entender toda a importância da contabilidade para as pequenas empresas. Acompanhe!

A função do contador na sua empresa!

Em um país como o Brasil, todos já sabemos a dificuldade de construir um empreendimento. Isso acontece em função da complexidade sobre os impostos. A verdade é que a atual legislação é complexa e gera muitas confusões em relação a interpretação das leis vigentes.

Com isso, o empreendedor brasileiro, precisa se preocupar bastante em relação as rotinas contábeis e fiscais. É por meio desse trabalho que o empresário estará de acordo com a lei, cumprindo todas as suas obrigações tributárias com o governo brasileiro.

Diante dessa problemática, o contador é capaz de propor o seu trabalho. Ele, por meio das suas atribuições, poderá oferecer serviços que possam ajudar o empreendedor a ter uma boa relação com o fisco tributário. Entre essas atribuições, podemos citar:

  • Constituir e guardar documentos de âmbito legal, necessários para o funcionamento da empresa;
  • Ter a certeza sobre a conformidade da empresa com a legislação tributária, contábil e fiscal;
  • Preencher e enviar declarações quando forem pedidas;
  • Estar com o registro da empresa em dia de acordo com as exigências do governo;
  • Promover mudanças, quando necessárias, na folha de pagamento com a intenção de garantir o recebimento dos salários dos funcionários da empresa.

A verdadeira importância do contador para a empresa

Além das competências já citadas, o contador possui outras habilidades que podem ajudar o empresário em sua tomada de decisão. Esse profissional poderá atuar como um tipo de consultor, orientando o empreendedor, de maneira que o mesmo possa otimizar cada escolha feita em relação aos objetivos da empresa.

Com essa perspectiva de fornecer diretrizes fundamentais, o contador acaba se tornando essencial para o crescimento sustentável da empresa ao longo do tempo. A seguir, vamos discorrer de maneira breve sobre cada diretriz que possa a agregar valor para o empreendimento.

A abertura do negócio

Antes mesmo da empresa exercer suas atividades, o contador já poderá ser extremamente importante para a empresa. Para isso, o contador é capaz de orientar o empreendedor de maneira a saber quais são as obrigações contábeis e contratuais que ele precisará cumprir.

Um contador experiente é capaz de propor um tipo de registro empresarial mais adequado com a atividade econômica que o empresário estará disposto a promover.

Definir a participação de sócios, o capital social e o tipo de tributação aplicada a atividade econômica são extremamente importantes e podem ser determinantes para o sucesso financeiro do negócio.

Há negócios que são tão complexos, que podem até mesmo exigir a participação de um advogado.

Rotinas administrativas

IMAGEM 01 300x200 - O contador e a sua importância para o crescimento das pequenas empresas!

Após a abertura do negócio, é muito importante determinar as rotinas administrativas que serão aplicadas.

Com rotinas bem constituídas, o planejamento da empresa poderá ser bem construído, de maneira que possa garantir a eficiência da mesma frente ao mercado. Diante disso, o contador poderá orientar em:

  • Controle de estoque: Determinar qual o melhor nível de estoque de acordo com a atividade da empresa. Portanto, é indispensável estar atento ao nível do mesmo, verificando se está muito acima ou muito abaixo do esperado, uma vez que isso possa representar um aumento dos custos da empresa de maneira desnecessária.
  • Fluxo de caixa: Uma orientação muito importante é também determinar os valores que passam pelo fluxo de caixa. Esse fluxo é o responsável pela saúde financeira do negócio e, portanto, é extremamente importante. Com o controle correto da receita e das despesas, ele será determinante para saber se há condições para investir nas atividades da empresa.
  • Precificação: Outro dado essencial é a precificação de produtos e/ou serviços. Por meio da precificação correta, a empresa terá um fluxo de caixa saudável, com o controle correto da receita em função dos custos. Mostrar um preço justo é fundamental para melhorar os resultados comerciais da empresa.
  • Crédito: Por fim, conseguir crédito com alguma instituição financeira pode ser determinante para que o negócio possa crescer. Esse crédito poderá ser usado para investir na capacidade produtiva da empresa, fazendo com que a mesma venda mais. Para isso, o contador será o responsável por determinar toda a documentação necessária para que o empréstimo possa acontecer e buscar a melhor linha de crédito possível.

Fechamento de um negócio

Assim como o contador é muito importante na abertura, ele também é indispensável para que a empresa deixa de exercer suas atividades.

É necessário focar no acerto das contas, divisão entre sócios e outros trâmites legais para que o fechamento seja feito de maneira correta. Para isso, o contador deve estar ciente e participar de todo processo.

Finalizando a temática proposta, podemos concluir que o contador é fundamental para a organização administrativa da empresa, desde o seu nascimento até o fechamento da mesma.

Conseguimos determinar de maneira sucinta as principais rotinas que o contador será inteiramente responsável. Além disso, conseguimos também ter acesso aos processos que um contador poderia atuar como um consultor, buscando orientar de maneira que a empresa possa atingir o melhor resultado possível.

Esperamos que todos os principais aspectos aqui abordados tenham sido de grande valor para o empresário que busca entender a funcionalidade de um contador e a sua real importância para o crescimento de uma pequena empresa.

Deixe um comentário

Falar imediatamente Conosco!